Quem Somos

Eu, Marcelus Fonseca, fui nomeado, em 2014, Leiloeiro Público Oficial na Junta Comercial no Estado de Sergipe – JUCESE – sob Matrícula: 01/2014, sendo o 25° Leiloeiro do estado. Meu escritório fica localizado na rua José de Dome, n° 61, Bairro Farolândia, Aracaju/SE.

Sempre trabalhei com artes – fabricação de molduras –, desde os 10 anos de idade, junto a meu pai, Osvaldo Santos. Desse modo, conhecemos profundamente os artistas sergipanos. Naquele período, grades e molduras eram produzidas para que os artistas pudessem pintar e expressar suas emoções; como alguns artistas tinham apertos financeiros, meu pai aceitava uma parte em dinheiro e outra em telas. Formou-se, assim, um acervo incrível, com mais de 1.000 obras. Em 29 de junho de 1984, foi criada por seu Osvaldo a Galeria de Arte José de Dome. Passei a realizar várias vernissagens, tanto na Galeria quanto em shoppings – Riomar e Jardins. Nessas ocasiões, oferecíamos ao público a Arte sergipana, ainda apreciada por poucos. Um longo e didático trabalho, o povo sergipano passando a conhecer o potencial artístico de muitos conterrâneos, inclusive de quem já tinha exposto em outros países (Zé de Dome, Jenner Augusto, Jordão de Oliveira, Horácio Hora e muitos outros). Vindo meu pai Osvaldo a desencarnar, os filhos homens deram continuidade à oficina e galeria durante 10 anos. Resolvemos, então, dividir o espaço físico entre os três irmãos. Para mim, o espaço era a minha própria vida: ali me tornara homem respeitado no meio das Artes Plásticas, através das molduras, e como marchand e galerista. Em 2011, junto com minha esposa Morgana Vieira, resolvemos dar continuidade aos trabalhos: legalizamos a empresa, agora denominada Galeria Zé de Dome. Em 24/04/12, a exposição inaugural O Depoimento, onde apresentamos o novo espaço com uma Coletiva de artistas sergipanos. Em 27/09/14, houve a Segunda Mostra, com a participação do cantor Luiz Arnaldo interpretando canções de Sérgio Botto e Marcelo Ribeiro; em 28/11/12, ocorreu a exposição José Fernandes em Cartaz, com apresentação do cantor Erivaldo de Carira e o Quinteto de Aracaju. Em 2013, nova fase, quando, em parceria com o Leiloeiro Público Joel Cocenza, foi realizado o Primeiro Grande Leilão da Galeria Zé de Dome, no dia 23 de julho, no Hotel Mercury. Há muito, Joel vinha me incentivando a buscar meu título de Leiloeiro, para que minha carreira alcançasse um novo degrau.

Resolvemos transformar a Galeria de Arte em Zé de Dome Arte & Leilões; passei uma fase de preparação para me tornar um Leiloeiro Público Oficial. Minha esposa passou a assumir a Galeria, abrigando telas consignadas de artistas plásticos e de clientes. Ainda em 2013, fiz, na Universidade Tiradentes – UNIT –, o curso de Arte Contemporânea: Atualização e Contexto. Em 17/08/13, promovemos a exposição Sombra; a Filha da Luz, do artista plástico Marco Sanchez; em 21/09/2013, (Ré)Invenção da Paisagem Doméstica, do artista Fábio Sampaio; em 17/10/13, inovamos com a exposição Bem Brasil, realizada na Galeria J. Inácio com artistas de nível nacional. Naquela ocasião, aproveitamos a exposição para realizar, no dia 27/11/13, o 2º Grande Leilão da Galeria Zé de Dome, com o Leiloeiro Joel Concenza. Em 07/12/13 foi a vez da exposição Hiper-Realismo do Surrealismo, com os artistas plásticos Melcíades & Pythiu.

Em 13/05/14, realizamos o Terceiro Leilão no Centro de Cultura e Arte J. Inácio, na Orla de Atalaia, com o Leiloeiro Público Joel Cocenza. Em 16/07/14, apresentamos a exposição Somos Multidimensionais, obras do artista plástico internacional Filippo Garrone; em 28/08/14, a Coletiva Ideias com os artistas Bruno Poconé, Laís Alves, Priscilla Onirá e Karvan (Nino); em 13/09/14, a exposição Geo-Composé da artista plástica internacional Anna Van Mierlo, e em 30/10/14, a exposição Retrato, mais uma Coletiva com artistas de nível nacional.

Em 2014, já nomeado Leiloeiro Público Oficial, passei a captar telas, antiguidades e esculturas. Com os Leilões, começamos a movimentar o Mercado de Arte em Sergipe e, aos poucos, os sergipanos foram cada vez mais se inserindo neste novo mundo do Mercado de Arte.

Estamos nos preparando para o primeiro Leilão de Artes do Leiloeiro Marcelus Fonseca, em parceria com uma grande plataforma de Leilões no Brasil que é a Leilões BR, realizando assim um leilão presencial e online.

Como o objetivo é fazer um trabalho altamente profissional, com responsabilidade e respeito aos nossos parceiros e clientes, tomaremos todos os cuidados sobre a captação das peças para que possamos permanecer com a confiabilidade de nosso público.

Em todos esses 31 anos de dedicação à Arte, passei por muitas transformações para chegar até aqui, tendo muito a agradecer aos familiares, clientes e amigos. Sei que não é fácil sobreviver de Arte, mas com amor e dedicação tudo é possível; o importante é seguir em frente, seguir as tendências e ser persistente.

Nossos leilões serão sempre na linha presencial e on-line para todo o Brasil.